Janelas do Mundo – Itália

Após uma viagem em 2012 passando por várias cidades italianas (Roma, Florença, Lucca, Pisa, San Gimignano, Siena, Monteriggioni, Veneza, Burano, Murano e Torcello), fui hipnotizado pelo expressionismo das finestre italiani.

De uma simples habitação com um varal pendurado na frente, no bairro de Trastevere, em Roma,  a uma sacada de um dos palacetes venezianos, cada janela revelava, a sua maneira, a feição arquitetônica da edificação a qual pertencia e um pouco das pessoas que ali viviam.

Observei.

Caminhei.

            Caminhei mais um pouco

                                                                                   e um pouco mais.

Concluí:

é pela janela que o mundo entra na casa e a casa se mostra ao mundo.

Grande canal 01, Veneza - Acordar em Veneza, Grande Canal 02, Veneza - Perdido em Veneza

Janelas de Veneza

Monteriggioni - Lucca - Trastevere, Roma

Monteriggioni – Lucca – Trastevere, Roma

Palazzo Vechio, Florença - Monterigionni

Palazzo Vechio, Florença – Monterigionni

Via Veneto, Roma - Palazzo Rucellai

Via Veneto, Roma – Palazzo Rucellai

Cheio desse sentimento de admiração que as viagens costumam nos provocar, voltei para casa e comecei a pintar as coloridas janelas de Burano. Pouco tempo depois vi surgir uma série que jamais será concluída: Janelas do Mundo.

Apenas as três telas com janelas da cidade de Burano foram pintadas a óleo. As demais foram produzidas com a técnica de aquarela e todas expostas em 2014, na exposição “Fragmentos” em Natal/RN.

Petterson Dantas - Janelas do mundo 06

Janelas de Burano (em execução)

Petterson Dantas - Janelas do mundo 05

Lucca – Veneza (em execução)

A grande maioria das obras foi vendida durante a exposição, porém algumas ainda estão disponíveis. Caso tenha interesse em adquirir ou conhecer mais detalhes desse trabalho, envie um e-mail para contato@pettersondantas.com ou preencha o formulário existente no site na seção contato.

Anúncios