Campus Virtual

Campus Virtual é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que visa contribuir com a preservação da memória da instituição e com o uso de ferramentas de orientação nos câmpus, a partir de levantamento de dados, registro fotográfico e construção de modelos tridimensionais das edificações existentes.

O projeto foi desenvolvido ao longo de 2013 sob a coordenação dos arquitetos Petterson Dantas, Carla Varela e Paulo Araújo e contou com uma grande equipe de alunos voluntários e bolsistas apoiados pela Pró-reitoria de Extensão da UFRN.

O projeto também é uma experiência de utilização de ferramentas gratuitas para a criação de um acervo de informações de diversas naturezas sobre o patrimônio construído da instituição. Durante a primeira fase do projeto foram utilizados serviços gratuitos disponibilizadas pela empresa Google, entre eles: Panoramio, Google Maps, Google Earth, SketchUp e Armazém 3D.

Os produtos do projeto de extensão dessa primeira fase foram:

  • Realização de um minicurso de modelagem tridimensional com alunos da UFRN sobre a interface entre o SketchUp e o Google Earth;
  • 57 fotos do Campus Central da UFRN carregadas para o Panoramio, dessas 55 também carregadas para o Google Earth e Google Maps;
  • Construção de um mapa de orientação do Campus Central da UFRN com a ferramenta Google Maps, disponibilizado na página da instituição;
  • Produção de 40 modelos 3D de prédios do Campus Central da UFRN carregados para o Armazém 3D, sendo 16 desses publicados definitivamente na camada 3D do Google Earth; em outubro de 2013, a empresa Google decidiu interromper o envio de modelos de edificações para a camada 3D, para utilização de uma nova tecnologia de mapeamento tridimensional. A implantação da nova ferramenta inviabilizou a publicação definitiva no Google Earth dos 24 últimos modelos enviados pelo Campus Virtual.

Acesse:

Campus Virtual no Panoramio

Modelos do Campus Virtual no Armazém 3D

Mapa do Campus Central da UFRN – Natal

Atualmente o projeto está em fase de reestruturação com a construção de um espaço virtual  para agrupar todos os produtos atualmente armazenados nos serviços Google e disponibilização de mais informações textuais sobre as edificações representativas da UFRN. Dessa forma, mapas, modelos tridimensionais, fotografias digitais e um serviço de tour virtual podem ajudar o visitante a se localizar rapidamente e ainda constituem uma base de dados para pesquisadores e estudiosos da História da UFRN.

Acesse outros materiais do Projeto Campus Virtual na seção Acadêmico >> Publicações

Anúncios