Olhar mais atento

Para ser vista com olhos mais atentos…

Nesta exposição, os Desenhadores Urbanos perpassam o Rio Grande do Norte. Os desenhos e aquarelas expostos foram realizados diretamente in situ através de dezenas de viagens, encontros e oficinas; e compõem um resumo selecionado de uma vertiginosa e muito mais ampla produção cada vez mais admirada não apenas pelo público fruidor de origem potiguar, mas pelo brasileiro e estrangeiro sensíveis à importância patrimonial, urbanística e artística aí registrada.

É recomendável, antes de entrar, que o visitante se desconecte do cotidiano contemporâneo amontoado de imagens instantaneamente, freneticamente produzidas, comunicadas e descartadas… cada vez mais acumuladas como resíduos da indústria do consumo. E que o visitante então, se permita ao convite a passear na multiplicidade das visões de mundo, de outras urbanidades, de outras temporalidades, de diversos enquadramentos, técnicas, traços e cores, que os autores usaram para compartilhar seus olhares mais atentos sobre algumas belíssimas e representativas urbanidades do Rio Grande do Norte com o público de nosso tempo.

As viagens e os registros expostos marcam uma heterogeneidade de olhares mais atentos sobre uma urbanidade que vai muito além da malha urbana e das suas edificações apontando para uma reflexão mais crítica acerca da voraz especulação imobiliária e, em contraponto, á necessária e desejável sensível permanência de usos e costumes dos contempladores.

Olhar mais atento que, na medida leve do traço grafite ou marcador e da aguada se insere na magia de um ritual da temporalidade. O tempo lento do atento registro em rico contraste com o tempo rápido do atento risco arriscado e da secagem da última pincelada.

Essa encantadora exposição é uma das possíveis sínteses das muitas vivências, encontros, oficinas, pesquisas, exposições, viagens, depoimentos, postagens em redes sociais, artigos e textos desenvolvidos pelos Urban Sketchers Natal – André Alves, Jota Clewton, Petterson Dantas, Rafael Oliveira, e tantos outros, fazem parte de um coletivo enormemente comprometido com a preservação, a propagação da beleza da sociabilidade-urbanidade em um ato político citadino de (re)ocupação das ruas que se soma à celebração da vida encontrada no ato de desenhar.

Espera-se que eles nunca finalizem essa busca de olhar mais atento pela descoberta ou revelação dos tempos, das belezas, das memórias, das ideias, dos percursos, das miríades culturais das nossas feiras, das nossas cidades, do nosso estado, destes tantos brasis e deste mundão porteira aberta afora. Nos lembrando que é nosso o direito de vivê-las e convivê-las.

[Texto Curatorial de André Lissonger, Diretor Geral do coletivo Urban Sketchers Brasil]

Exposição artística realizada na Galeria SESC, Natal/RN, de 11 de maio a 07 de junho. Esta foi uma das seis exposições selecionadas e apoiadas pelo edital para a Galeria SESC Cidade Alta 2017. Nesta exposição foram exibidos 40 desenhos/ aquarelas, 10 cartões-postais com reproduções de desenhos do RN e uma projeção mostrando os sketchbooks dos artistas.

ANO: 2017

TIPO DE PROJETO: Exposição artística coletiva

LOCAL: Natal, Brasil

AUTORES: Petterson Dantas, Rafael Oliveira, André Alves e Jota Clewton

CURADORIA: SESC/RN

Mais informações

Anúncios